top of page

GEDES

O Grupo de Estudos sobre Desigualdades na Educação e na Saúde (GEDES) faz parte do Laboratório de Currículo do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

 

O Grupo atua com  ensino, pesquisa e extensão na área de Alimentação e Cultura em três eixos: desigualdade, desinformação e decolonialidade. 

Ativo 2.png

O que temos feito?

PESQUISAS

  • Valores e argumentos na assimilação e propagação da desinformação: uma abordagem dialógica. Financiamento: Facebook Inc.;

  • Crenças e caminhos da desinformação em saúde no Brasil: o caso da Covid-19. PIBIC.

  • Desinformação, Direitos do Consumidor e Iteracia: Percepções e propostas para o uso informado das mídias digitais em relação às temáticas da saúde e da alimentação. Financiamento: MPRJ

 

  • “Alfabetização digital no âmbito das famílias brasileiras: mapeamento, perspectivas e

  • estratégias”. Financiamento: Capes

 

 

EXTENSÃO

  • Caminhos da informação nas mídias digitais;

Logo-Instituto-NUTES-2021.png

Nutes

O Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) é um Instituto Especializado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e que articula ações de formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento na área da Educação em Ciências e Saúde.

História do NUTES

Fundado em 1972 como órgão suplementar do CCS e com o nome de Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, o NUTES foi criado com a finalidade de contribuir com conhecimentos na área de educação, produção de materiais didáticos e assessoria curricular aos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde. 

 

Em 1996, o núcleo inaugurou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde. De natureza interdisciplinar e com uma equipe multiprofissional, integra contribuições de diferentes campos de saberes em ações de abrangência nacional e internacional. Os cursos de mestrado e doutorado, classificados como de excelência pela CAPES, são voltados para a formação de pesquisadores comprometidos com a produção de conhecimento científico, que contribua para transformar práticas, formação, divulgação e educação nas ciências e na saúde. 

bottom of page