top of page

Oficinas Digitais

Educação do Consumidor e desinformação: estratégias para promover a alimentação informada e saudável

DSC00632_edited.jpg

Apresentação

O objetivo desta oficina é refletir sobre os impactos da desinformação nas práticas de consumo alimentar. Além disso, impulsionar ações educativas na sala de aula que estimulem propostas de letramento digital para o uso informado e crítico das mídias, visando a promoção da saúde e a educação do consumidor. Assista ao trailler de apresentação da oficina e, na sequência, siga o passo a passo.

Entenda como funciona!

1

 Acesse o material

 introdutório da oficina. 

Neste documento, apresentamos elementos de contextualização, conceitos-chaves e alguns exemplos. Recomendamos que o planejamento para aplicação em sala de aula considere as necessidades de adaptação de linguagem e conteúdo, considerando a seriação escolar e as temáricas trabalhadas pelos educadores/as.

Quatro a oito horas,

a depender do público.

Acessar Material

2

Apresentação da pergunta geradora do diálogo e dos caminhos propostos para resolução da questão. 

Nesta etapa, os participantes são apresentados a pergunta geradora e conhecem as soluções propostas por cada caminho que se encontram listados logo abaixo. Sugerimos que os participantes preencham a ficha pré-diálogo e expressem suas opiniões iniciais à respeito da questão. O objetivo é promover a familizarização dos participantes com cada um dos caminhos e coletar opiniões individuais prévias ao diálogo.

 45 minutos a uma hora,

a depender do público.

3

 Viabilizar o trabalho em grupo.

Divididos em grupos, os participantes devem dialogar sobre as vantagens e desvantagens que cada caminho oferece. Na sequência, o grupo deve se posicionar escolhendo um caminho, uma combinação de caminhos, ou ainda, a criação de novos caminhos. O fundamental é que os participantes justifiquem suas escolhas. Recomendamos a mediação do educador circulando entre os grupos e a eleição de um participante relator.

 Três a quatro horas,

a depender do público.

4

Socializar os aprendizados e traçar planos de ação

Nesta etapa final, os participantes apresentam o resultado das discussões em grupo para o conjunto da turma. O objetivo é promover o intercâmbio das experiências entre os grupos e localizar convergências e divergências. Nesse momento, também são mapeadas possibilidades de intervenção, a partir dos caminhos escolhidos, seja no contexto individual, familiar, escolar e/ou comunitário, estimulando que os participantes sigam mobilizados em busca da transformação de suas realidades. Por fim, os participantes preenchem a ficha pós-diálogo com o propósito de repensarem o efeito da discussão sobre suas opiniões iniciais.

Uma a duas horas,

a depender do público.

PHOTO-2022-12-20-15-54-03-removebg-preview.png

Caminho 01

Defender a liberdade de escolha

Os consumidores são capazes de escolher o que consumir. É preciso defender a  circulação das informações e a autonomia do consumidor

Caminho 02

Investir na formação pessoal

Os consumidores devem se informar e realizar cursos para aprenderem a identificar a desinformação na hora de escolher o que consumir.

PHOTO-2022-12-20-15-54-03__1_-removebg-preview.png
PHOTO-2022-12-20-15-54-03__2_-removebg-preview.png

Caminho 03

Exigir e pressionar governos e empresas

Os consumidores têm que exigir seus direitos e pressionar governos e empresas pela não disseminação de desinformação sobre os produtos.

Caminho 04

Participar do controle social

Os consumidores precisam entender as graves ameaças da desinformação para a saúde e participar de iniciativas de controle social.

PHOTO-2022-12-20-15-54-04-removebg-preview.png
DSC00578.jpg

Qual(is) caminho(s) você escolhe?

10 % Caminho 1
30 % Caminho 2
20 % Caminho 3
50 % Caminho 4

A Calculadora é uma ferramenta dinâmica que nos ajuda a entender
qual a porcentagem escolhida por você em termos de importância

atribuída a cada um dos caminhos anteriormente apresentados.
De 0-100%, escolha qual a porcentagem de cada

caminho e nos envie a experiência!

Veja os depoimentos de quem já participou!!!
bottom of page