top of page
  • Foto do escritorAurora Sá

Hortas Escolares como Ferramenta de Educação Alimentar

Atualizado: 26 de dez. de 2022




Já faz algum tempo que as escolas brasileiras vêm desenvolvendo práticas educativas utilizando as hortas no ambiente escolar. Essa prática tem gerado tão bons resultados, que só tem aumentado os números de conteúdos científicos a respeito de hortas escolares como prática educacional. E o mais interessante é que, esse ambiente pode e deve ser um local de trocas de vivências entre os profissionais da pedagogia, nutrição, agronomia, pequenos agricultores, serviço social e com as estrelas da escola - os alunos - que dão vigor e ânimo para que tudo flua naturalmente.

Cabe salientar, também, que muitos jovens não têm oportunidade de ter um pedacinho de chão em seus lares para terem a experiência de tocar na terra, plantar, cuidar desse alimento até sua colheita e poder recolher um alimento in natura da terra, mas felizmente, essa prática vem ganhando espaço no ambiente escolar. Quando eles têm essa oportunidade muitos ficam supercontentes ao se depararem com o novo, com algo que faz parte da existência humana.

É muito importante que mais escolas avancem nessa temática das hortas escolares como objeto educativo social, um ambiente multidisciplinar, onde fica bem esclarecido que a alimentação adequada é um direito individual de todo cidadão habitante do Brasil. Direito esse já estabelecido desde 1988 pela nossa Constituição Federal, e este direito alimentar inclui todos os ciclos da vida.

Por favor, deixe seu comentário na sequência nos contando se há horta escolar

nas escolas da cidade onde você mora e se acontecem atividades nesse ambiente com os alunos e com qual frequência. Agradecida!


 

Por Aurora Sá, Nutricionista e mestranda pelo Programa de Pós graduação em Segurança Alimentar e Nutricional do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, Rio de Janeiro-RJ.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page